Dengue+pequena

Tire suas dúvidas sobre a vacina da dengue

1 – Pessoas com menos de nove anos e mais de 45 podem tomar a vacina?

A vacina está aprovada para uso pediátrico e adulto, dos nove aos 45 anos de idade. Os limites de idade foram determinados com base, principalmente, nas informações de segurança da vacina, obtidas durante a realização dos estudos clínicos. Para crianças com menos de nove anos, o risco de complicações mais sérias ainda não foi determinado; para aqueles com mais de 45 anos de idade, não há dados suficientes para garantir a segurança da vacina.

Continue Lendo

gluten-free-diet

O que é glúten? Ele faz bem ou mal à saúde?

Até pouco tempo, o glúten era desconhecido pela maioria das pessoas. Hoje, no entanto, as embalagens de diversos alimentos possuem o seguinte aviso: “Contém glúten”. E aí, surgiram as dúvidas. Afinal, o que é Glúten? Ela é prejudicial à saúde? O ideal é evitar o seu consumo?

Continue Lendo

gripe_resfriado

Proteja-se de gripes e resfriados no inverno

Quando as temperaturas começam a cair, a proliferação de vírus e bactérias é facilitada. Esse é um alerta para a ocorrência de gripes, resfriados e alergias respiratórias, comuns na estação. Mas, no inverno, o frio não é o único responsável por essas doenças. Mudanças bruscas de temperatura aliadas à poluição do ar e ao clima seco são outros fatores, além do uso de cobertores e casacos guardados durante meses nos armários. Este último revela que, além das condições do ambiente, os hábitos também podem prejudicar a saúde.

Continue Lendo

relogio3-300x300

Coma (sem medo!) a cada três horas

Nosso corpo é como uma máquina: precisa estar sempre abastecido para funcionar corretamente. Por isso, de acordo com médicos e nutricionistas, devemos ingerir alimentos que reforçam a saúde e em intervalos de, no máximo, três horas.

“A fome é um sinal de que necessitamos de energia. Mas sempre que demoramos mais de três horas para comer o ritmo metabólico diminui, pois o organismo ‘interpreta’ o jejum como um período de inanição”, explica André Veinert, nutrólogo na clínica Healthme. Por outro lado, com o hábito de lanchar entre o café da manhã, o almoço e o jantar, e de fazer uma ceia antes de dormir, a taxa de glicose (açúcar do sangue) fica regulada e o metabolismo permanece ativo.

Continue Lendo

foto0680

Devo tomar medicamentos com leite?

Uso incorreto de qualquer remédio pode trazer graves prejuízos à saúde. Erros na prescrição e no acompanhamento são alguns dos principais problemas

Tomar remédios com leite e antiácidos pode alterar efeito da medicação

Continue Lendo